Saiba tudo sobre cola para martelinho de ouro: como funciona, benefícios, e dicas para uma reparação automotiva eficaz e profissional.
Categorias:

4 junho, 2024

Saiba tudo sobre cola para martelinho de ouro: como funciona, benefícios, e dicas para uma reparação automotiva eficaz e profissional.

Cola para martelinho de ouro: tudo o que você precisa saber

Muitas pessoas nem imaginam, mas a cola para martelinho de ouro é uma das ferramentas mais importantes para o profissional na reparação de pequenos amassados em veículos. Isso porque a cola desempenha um papel crucial para que a técnica do martelinho de ouro seja desempenhada com mais expertise, eficiência e melhor qualidade no acabamento.

Mas, qual cola utilizar: cola quente ou cola fria? Quais as principais diferenças entre essas opções? Essas e outras perguntas serão respondidas nesse artigo para que você, profissional especializado em martelinho de ouro, tenha as orientações mais adequadas para garantir mais qualidade e expertise ao aplicar a técnica. Continue a leitura!

Cola quente ou cola fria: qual utilizar no martelinho de ouro?

Tanto iniciantes quanto os profissionais intermediários e avançados utilizam a cola para reparar os amassados da lataria do veículo. Ou seja, esse é um produto que todo martelinho de ouro deve ter em sua caixa de ferramentas.

Mas, primeiramente, é importante saber que, quando se trata de martelinho de ouro, a escolha entre a cola quente e a cola fria pode afetar significativamente o resultado do reparo.

Veja a seguir as principais diferenças entre o uso de cola quente e cola fria:

Cola quente

  • Rápida aderência: a cola quente é conhecida por sua rápida capacidade de aderência. Quando aquecida em uma pistola de cola, ela “amolece” e, ao ser aplicada na superfície do carro, com o auxílio de uma ventosa, rapidamente esfria e endurece, proporcionando uma forte e instantânea aderência.
  • Versatilidade: a cola quente pode ser usada em diversas superfícies do veículo, mas funciona muito bem em áreas com amassados menores.
  • Remoção mais fácil: Após a secagem, a cola quente pode ser removida facilmente sem deixar resíduos, o que facilita o polimento e acabamento final do veículo.

Entretanto, esse tipo de cola também tem desvantagens. O uso inadequado de cola quente pode causar danos à pintura do veículo se a temperatura for muito alta ou se não for removida corretamente. Por isso, o profissional de martelinho de ouro deve utilizar produtos e ferramentas de qualidade para executar o serviço com excelência.

Cola fria

  • Menor aderência: a cola fria, por outro lado, não possui tanta aderência na lataria. Ela não precisa de aquecimento como a cola quente, mas o profissional pode aquecer levemente só para umedecer um pouco a cola, e assim facilitar o trabalho. Ao usar a cola fria, dependendo do dano, o martelinho de ouro terá de utilizá-la diversas vezes para fazer a reparação, devido a sua menor aderência.
  • Menos riscos de danos: como não envolve calor, há um risco menor de danificar a pintura do veículo.
  • Temperatura de Aplicação: A cola fria é menos propensa a causar danos devido à temperatura, sendo uma escolha segura para veículos com pinturas mais delicadas.

Como a aderência inicial é mais fraca, o uso de cola fria pode ser um problema em reparos que exigem uma fixação rápida e forte. Além disso, os resíduos da cola fria são um pouco mais difíceis de retirar, o que acaba tomando mais tempo de trabalho.

Tipos de cola quente: cuidado com o uso de cola para artesanato ou papelaria

Profissionais que utilizam a cola quente para a técnica de martelinho de ouro devem ser cuidadosos ao escolher o tipo de cola a ser usada. É essencial evitar colas destinadas a outros fins, como artesanato ou papelaria.

Elas geralmente possuem menos poder de aderência e durabilidade, o que pode resultar em um reparo inadequado. Além disso, essas colas podem não suportar as tensões aplicadas durante o processo de martelinho de ouro, comprometendo a qualidade do trabalho e podendo até danificar a pintura do veículo.

A técnica de martelinho de ouro é amplamente reconhecida e, atualmente, há uma vasta gama de produtos desenvolvidos especificamente para essa função, incluindo colas quentes de alta qualidade. Utilizar a cola adequada é fundamental para garantir um resultado profissional e duradouro.

Existem dois tipos principais de cola quente especialmente formuladas para martelinho de ouro: a cola amarela e a cola preta. Ambas são conhecidas por sua forte aderência e eficácia quando utilizadas corretamente com as ventosas apropriadas.

A importância de aliar o uso correto da cola com outras ferramentas

Para obter os melhores resultados na técnica de martelinho de ouro, combine o uso da cola com outras ferramentas especializadas. Aqui estão algumas que você deve ter em sua maleta:

1. Pistola de cola quente

A utilização de uma pistola de uso profissional para os reparos com cola para martelinho de ouro é fundamental. Elas aquecem rapidamente, mantém a temperatura constante e evitam que a cola “pingue”, melhorando o acabamento do trabalho.

2. Ventosas

As ventosas ajudam a puxar a área amassada, proporcionando uma força de tração adicional. Quando usadas em conjunto com a cola, elas podem aumentar a eficácia do reparo. Entretanto, vale destacar que existem ventosas ideais para usar com a cola quente e outras para usar com a cola fria. É fundamental levar isso em consideração no momento de combinar as ferramentas.

3. Solventes para a remoção da cola

Durante e após o reparo, é essencial remover qualquer resíduo de cola sem danificar a pintura do veículo. No mercado, é possível encontrar solventes específicos para cola quente e cola fria para garantir uma limpeza completa e segura da superfície da lataria.

4. Martelinhos e pinos

Os martelinhos são usados para bater suavemente nas áreas ao redor do amassado, ajudando a nivelar a superfície. Já os pinos de tração podem ser utilizados para aplicar uma força precisa em áreas específicas.

Existem reparos que o martelinho de ouro precisa aliar o uso de algumas ferramentas, como nos casos que certos tipos de amassado requeiram o uso de um martelinho, além da ventosa, para acertar um positivo.

Cola para martelinho de ouro é na Fast PDR Tools

Na Fast PDR Tools, você encontra as melhores marcas do mercado em cola para martelinho de ouro. No site, você encontra kits de bastões de cola quente, além de pistola de uso profissional, ventosas dos mais diversos tipos, e outros produtos essenciais para a sua caixa de ferramentas ficar completa.

Clique aqui e confira a loja online com opções de ferramentas que podem ser enviadas para todo o Brasil e mundo.